Iniciante, não caia no marketing do "EQUIPAMENTO AUTOMATIZADO"

Dúvidas básicas para iniciantes

Moderadores: james amorim, james amorim, james amorim, james amorim

Avatar do usuário
guenther
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jan 2023, 19:01

Publicado: Jun 19, 2016

Pessoal,

Uma coisa que tenho visto crescer cada dia mais no Brasil é o mercado dos equipamentos de 1 ou 2 panelas cujo marketing diz, deslealmente (na minha opinião pessoal), "Equipamento Automatizado".

Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.

Então, você meu amigo que está iniciando e está pensando em comprar uma equipamento desses, saiba o seguinte:

1) A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc.

2) NÃO É PRECISO ficar com uma temperatura totalmente fixa durante a mosturação, e isso não vai deixar sua cerveja melhor. Leia o tópico "Mosturação - Preciso corrigir a temperatura?" - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

3) Mash-out, ou seja, aquela rampa final até os 76 graus, também não é obrigatória... você faz se quiser, e, a grosso modo, a única coisa importante que ela faz é solubilizar melhor o mosto e por este e outros motivos, melhora um pouco a filtragem e eficiência. Obrigatório? De maneira alguma.

Resumindo... não estou dizendo aqui que os fabricantes são desleais, desonestos, etc... mas muitas vezes o marketing utilizado faz os iniciantes pensarem que o equipamento vai fazer algo impressionante por eles, e isso não é verdade. Fora isso, muitos vendedores dizem que as rampas são muito importantes, que a cerveja vai ficar melhor, etc.... e isso não é verdade.

Só gaste com equipamento caro quando você não precisar perguntar pra ninguém se deve comprar. Se você está pensando em mandar um e-mail pra alguém perguntando "Achar que devo comprar?"...... é porque você NÃO deve comprar. O momento de comprar um equipamento é quando você sabe tudo que precisa saber pra saber pra comprar ele, como comprar uma ferramenta. Você compra um chave de venda porque acha ela bonita, ou porque o vendedor lhe convence?

Só estou escrevendo isso porque realmente fico triste quando, rotineiramente (quase toda a semana), iniciantes vem me mostrar fotos no celular ou e-mail dizendo "Olha só Guenther o equipamento top que comprei, todo automatizado!".... super empolgados, e quando eu explico que o equipamento realmente faz... e que aquilo não é demais nem vai fazer a cerveja dele ficar melhor... a decepção é grande.

Fica a dica do que realmente interessa pra fazer cerveja boa:

1) Use materiais atóxicos, e seja EXTREMAMENTE cuidadoso limpeza/higiene/sanitização
2) Fermente o melhor que puder - use fermento saudável, não economize na quantidade, e use temperaturas com o mínimo de variação possível.

Enquanto você não for "mestre do básico", e enquanto não entrar naquele ritmo de fazer várias levas quase que de olhos fechados num equipamento bem básico, sem errar nada..... esqueça equipamentos automatizados, RIMS, HERMS, etc.... eles não vão melhorar sua cerveja em nada. As coisas que citei acima.... isso sim.

E lembrando, pelo amor de Deus..... não estou dizendo que os fabricantes são picaretas, etc. Longe disso... inclusive conheço vários. A questão é só orientar os iniciantes a não gastarem uma grana em algo que ainda não sabem se precisam ou não, e isso serve pra uma série de outras coisas na vida, não só nisso.

Abraço
Responder