Contaminação por Chiller placas

Sanitização no processo de produção e envase

Moderadores: james amorim, james amorim, james amorim, james amorim

Avatar do usuário
guenther
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jan 2023, 19:01

Publicado: 31/10/2013

Olá,

Cara, eu não "mudei".... eu faço cerveja em 3 equipamentos diferentes, e uso o chiller apropriado pra cada equipamento. Um dos meus equipamentos é todo automatizado, então como as coisas são todas "acopladas" no equipamento, uso chiller de placas.

Depois de cada uso, eu passo água normal até parar de sair resíduos, depois passo água fervendo (uns 3 minutos), e depois passo sanitizante (solução de iodo) e deixo ele com iodo dentro.

Em equipamentos manuais, seja 2, 3 panelas, ou BIAB, eu sempre uso chiller de imersão. Já tive todos os chillers de imersão que possa imaginar, bitolas, materiais, etc. Hoje em dia, uso um de 22m em Inox da WE.... pois a limpeza é absurdamente fácil.

Na minha visão, resfriamento com chiller de imersão é a melhor técnica que existe, mas tudo depende do equipamento.

Eu vejo as coisas de forma equilibrada, e muito fria.... eficiência é tudo uma questão de física, troca térmica... todos os tipos de chillers podem ser muito eficientes, é só entender as deficiências dele e minimizá-las. No caso do chiller de imersão, o problema é que as pessoas colocam o chiller parado dentro da panela e querem que aconteça um "milagre" de troca térmica....... isso não existe. Chiller de imersão pra resfriar quase tão rápido quanto um chiller de placas com área de contato parecida precisa de movimento do mosto.

Abraço
Avatar do usuário
guenther
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jan 2023, 19:01

Na maioria dos casos faço o whirlpool a quente (pois é bem mais rápido e eficaz), transfiro o mosto quente para o fermentador (deixando o trub pra trás) e então resfrio com o chiller de imersão dentro do fermentador, o que me permite ficar mexendo com o chiller sem me preocupar com nada.

Sobre contaminação, a chance de ter contaminação que realmente dê pra considerar CONTAMINAÇÃO....... somente pelo ar, é muito, mas MUITO pequena.

Todos os nossos mostos que fazemos em casa são contaminados, mas contaminados normalmente por bactérias que não fazem nada perceptível, ou que não conseguem se replicar pelas condições do mosto (já que após o início da fermentação o pH baixa rapidamente) e por aí vai. As contaminações mais perigosas são de bactérias "gostam" de mosto e se dão bem com ele, e normalmente onde elas foram colônia? No ar? No teto? Não.... é dentro de mangueira com interior úmido, ou dentro da torneira do fermentador, sempre onde ficou algo um pouco úmido e com algum resquício de açúcar mal lavado.

99% das contaminações que vejo por aí são por torneiras/borrachas/conexões de fermentadores mal lavados e mal sanitizados, ou mangueiras guardadas sem ter sido sanitizadas antes de guardar.

Abraço.
Responder