Agua cervejeira

Tópicos técnicos aprofundados relacionados à biologia e química da fabricação de cerveja

Moderadores: james amorim, james amorim, james amorim, james amorim

Celio Jr.
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jun 2023, 09:43

Olá! Tudo bem?
Gostaria de tirar duas dúvidas; vou mudar para uma área rural e vou usar água de mina para fazer a cerveja.
1) Qual o PH aproximado e adequado que a agua deve ter para a brassagem? (digo, o ph que vai entrar no inicio do processo)
2) Sei que certos minerais podem influenciar na qualidade da cerveja. Se eu usar aqueles filtros triplos + correção do ph (se necessário), daria certo?
Pois não queria fazer analise da agua nesse primeiro momento.

Obs. O forum brasileiro de cerveja mudou?

Agradeço a atenção e muito obrigado,

Abraços,

Celio
Avatar do usuário
Thiago
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jan 2023, 11:51
Localização: Paraná/Brasil

Bom dia Celio, se for água de mina não precisa de filtro triplo com retenção de cloro. Pode usar um filtro único para reter apenas partículas, o correto é ter um laudo físico/químico da água para você fazer as correções de sais, geralmente uma água de mina é mais mineralizada que água da rede pública. Seria bom você ter pelo menos um Phmetro para saber o PH da água após adição do malte durante a mostura, nossos maltes tem uma função tampão que geralmente equilibra o PH.

Para alfa-amilase o pH ótimo esta por volta de 5.5 e para a beta-amilase em torno de 5.3. Se o pH fugir muito dessa faixa, a conversão enzimática ocorrerá de forma bem mais lenta o que demandaria um tempo maior de brassagem ou até falta de eficiência do malte fazendo com que você coloque mais malte para obter a densidade desejada (mais custo).

Esse fórum veio a substituir a versão antiga, pois agora juntou a gringa com a versão brasileira e virou uma bagunça. :cry:
Celio Jr. escreveu: 09 Jun 2023, 09:48 Olá! Tudo bem?
Gostaria de tirar duas dúvidas; vou mudar para uma área rural e vou usar água de mina para fazer a cerveja.
1) Qual o PH aproximado e adequado que a agua deve ter para a brassagem? (digo, o ph que vai entrar no inicio do processo)
2) Sei que certos minerais podem influenciar na qualidade da cerveja. Se eu usar aqueles filtros triplos + correção do ph (se necessário), daria certo?
Pois não queria fazer analise da agua nesse primeiro momento.

Obs. O forum brasileiro de cerveja mudou?

Agradeço a atenção e muito obrigado,

Abraços,

Celio
Responder